F.A.Q.

O que é a Análise Comparativa de Desempenho?

A Análise Comparativa de Desempenho é uma forma mais completa de benchmarking, na qual a organização, além de conhecer os melhores resultados alcançados pelos concorrentes, também identifica seu posicionamento em relação às demais empresas do setor nos aspectos avaliados.

A Análise Comparativa de Desempenho é benchmarking?

Também, mas diferentemente do benchmarking convencional, que busca apenas uma referência de desempenho a ser perseguida, a Análise Comparativa de Desempenho fornece, adicionalmente, um posicionamento em relação à concorrência (no segmento) e a distância ou afastamento em relação ao benchmark.

A Análise Comparativa de Desempenho não é mais uma pesquisa?

No sentido de colher dados e informações a Análise Comparativa de Desempenho é pesquisa; mas a Análise Comparativa de Desempenho diferencia-se das pesquisas usuais por que busca colher apenas informações desejadas pelos participantes do estudo, com o propósito específico de aprimorar sua gestão e operações.

Existem casos bem sucedidos de aplicação da Análise Comparativa de Desempenho no Brasil?

A Petrobras reconhece que o uso da Análise Comparativa de Desempenho na área de refino de petróleo trouxe sensíveis ganhos. Este serviço é prestado à Petrobras pela Solomon Associates.

Como é garantido o sigilo e a segurança dos dados fornecidos para a Análise Comparativa de Desempenho?

As informações recebidas e as análises são criptografadas e mantidas em um computador sem conexão com rede de telefonia ou dados. Também é cumprida uma rigorosa política de backup das informações.

Como é feita a consistência dos dados?

Com a finalidade de aumentar a qualidade do relatório final, a consistência dos dados recebidos é feita através de testes em 3 níveis:

Com outros dados da mesma empresa
O objetivo é verificar se os valores recebidos são compatíveis com o histórico e com os demais dados fornecidos pela empresa.

Com o processo usado
Nesta etapa da análise são verificados se os dados apresentam comportamento lógico quando aos aspectos relacionados às características de engenharia do processo de produção utilizado pelo cliente.

Com todo o grupo de dados semelhantes
Consiste na verificação, através de ferramentas estatísticas, de desvios anormais em relação ao grupo de dados disponíveis.

Caso algum valor apresente comportamento anormal em qualquer dos testes descritos, é prevista a confirmação do dado junto ao cliente de modo a reduzir o risco de incluir erros de coleta ou transcrição de dados nos trabalhos posteriores.

Qual a importância da padronização dos indicadores?

Garantir que as informações fornecidas pelos diversos participantes do estudo tenham sido coletados nas mesmas bases e com grau semelhante de confiabilidade, para que possam ser feitas comparações entre eles.

O que é a Identidade do Indicador?

É um documento que descreve, de forma inequívoca, as características, critérios de coleta, unidade de medida e outros pontos importantes do parâmetro que será usado no processo de comparação.

Quantos participantes são necessários para realizar um estudo de Análise Comparativa de Desempenho?

A viabilidade de um estudo de Análise Comparativa de Desempenho depende de um número mínimo de participantes de modo a dar representatividade ao conjunto de informações geradas e, também, para preservar o anonimato das organizações participantes.

Qual a diferença entre Benchmark e Benchmarking?

Benchmark é o indicador de desempenho de um líder reconhecido, usado para comparação, enquanto benchmarking é a atividade de comparar um processo com os líderes reconhecidos, inclusive de outros ramos, para identificar as oportunidades de melhoria da Qualidade (Fundação Nacional da Qualidade, 1995).

Que empresas oferecem serviços de ACD?

IFAS (ICON Financial Advisory Services) - Organização americana que trabalha especificamente nos aspectos econômico-financeiros e de mão de obra.

Solomon Associates - Consultoria americana que atende os segmentos de refino de petróleo, transporte por dutos e geração de energia elétrica.

Bachmann & Associados - Empresa brasileira, apoiada pelo Centro de Inovação Empresarial do ISAE/FGV, que atende indústrias e organizações de prestação de serviços, cobrindo aspectos como: produção, energia, manutenção, segurança e meio ambiente.

Em quais áreas o uso da Análise Comparativa de Desempenho se apresenta mais vantajoso?

Embora a ACD traga informações úteis em qualquer área que faça uso de indicadores, as atividades de produção, energia, manutenção e pessoal são, de modo geral, as que mais oferecem oportunidades para ganhos.

Que tipos de parâmetros são avaliados na ACD?

De modo geral são usados indicadores específicos ou unitários tais como: produção por pessoa ou consumo de energia por tonelada de produto fabricado. Tais parâmetros se prestam melhor a comparações que produções totais ou número de colaboradores, por exemplo.
Muitas vezes os parâmetros são criados especialmente para atender as necessidades identificadas ou são específicos de uma determinada indústria.

 

  Copyright © Bachmann & Associados 2004 - Website desenvolvido por Midia Arte