logo

banner-logo
Principal
Empresa
Missão
Valores
Produtos
Clientes
Parceiros
Palestras
Benchmarking
FAQ
Links
Referências
Glossário
Fale conosco
Como chegar
Políticas
Mapa

 Página melhor visualizada com:
  Resolução: 1024x768 pixels


 



     Referências:


Melhores práticas

Segue lista de algumas práticas de gestão que têm resultado em ganhos de desempenho para as organizações que as adotaram:

• Análise do valor

• Análise de Correlação

• Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos – FMEA

• Análise Preliminar de Riscos – APR

• BSC - Balanced Score Card
• Capacidade de processo (Cp, Cpk)

• Controle Estatístico de Processo – CEP
• Certificação de pessoal
• Critérios de priorização (GUT, etc.)
• Desdobramento da Função Qualidade – QFD

• Diagrama de Causa e Efeito
• Estatística (média e desvio padrão)
• Estatística (amplitude, máximos e mínimos)

• Estratificação ou Gráfico de Pareto

• Folha de verificação

• Gráfico de Controle ou Carta de tendência

• Housekeeping ou 5S

• Just in Time – JIT

• Manutenção centrada na confiabilidade

• Manutenção Produtiva Total – TPM

• Medição de defeitos por milhão de oportunidades
• Medição dos custos da má qualidade

• MRP (manufaturing Resources Planning)

• Planejamento de experimentos

• Plano de Ação

• Qualificação de fornecedores

• Rede de monitoramento de odor
• Testes de normalidade
• 5S

• 5W1H
• 6 Sigma


Bibliografia

Alguns livros que nos servem de referência ou inspiração:

Balm, Gerald J., Benchmarking: Um guia para o profissional tornar-se – e continuar sendo – o melhor dos melhores, Rio de Janeiro, Qualimark, 2ª edição, 1995.

Camp, Robert C., Benchmarking: O caminho da Qualidade, São Paulo, Pioneira, 1993.

Deming, Edwards W., Qualidade: Uma revolução na administração, Rio de Janeiro, Marques-Saraiva, 1990.

Erickson, B. H. e Nosanchuk, T. A., Understanding Data – An introduction to exploratory and confirmatory data analysis for students in the social sciences, Open University Press, Philadelphia, PA, USA, 1985.

Harrington, H. James, Business Process Improvement: the breakthrough strategy for total quality, productivity and competitiveness, McGraw-Hill, NY, 1991.

Harvard Business Review, Medindo o Desempenho Empresarial, Editora Campus, 2000.

Juran, J. M., Planejando para a Qualidade, Editora Pioneira, 2ª edição, 1992

Kaplan, Robert S. & Norton, David P., Balanced Score Card: translating strategies into action, Harvard Business School Press, Boston, Massachutsetts, 1996

Peters, Tom, Thriving on Chaos – Handbook for a management revolution, Pan Books, England, 1989

Porter, Michael E., Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior, Editora Campus, 16ª edição, Rio de Janeiro, 1989.

Porter, Michael E., Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência, 7ª ed. Rio de Janeiro, Ed, Campus, 1991.

 

deb webdesign
Copyright © B&A 2003
logo